
Fabiele Mariani
Quem não paga pensão alimentícia perde o direito de visita?
NÃO. Tanto a garantia de sustento quanto a convivência com a família são direitos da criança e não de seu pai ou mãe.
Quando pais proíbem a ampla convivência com a outra parte sem justo motivo, está privando a criança/adolescente de um direito legítimo, podendo ser responsabilizado por isso.
Se a mãe ou pai se relacionar com outra pessoa, o filho NÃO perde a pensão.
O direito de ter o sustento garantido é da criança ou adolescente e não da mãe ou pai com quem ela reside. Um novo relacionamento do guardião não apaga a responsabilidade de pai e mãe.
SÓ É POSSÍVEL COBRAR A PENSÃO ALIMENTÍCIA DEPOIS DA DECISÃO JUDICIAL.
A pensão sempre vale para frente, a partir da intimação do devedor sobre a decisão judicial, mesmo a provisória.
Só depois de oficializada a pensão e de todos os seus termos terem sido acertados é que se pode falar em atraso e cobrança. Antes disso, não se fala em “atrasados”.
SE AS CONDIÇÕES MUDAREM, A PENSÃO ALIMENTÍCIA PODERÁ SER REVISTA.
O cálculo da pensão alimentícia visa manter equilíbrio entre as necessidades de quem vai receber e as possibilidades de quem vai pagar.
Desta forma, se houver alteração para pior nas possibilidades de quem paga, a pensão pode ser revista ou mesmo reduzida.
Se houver mudança para pior nas necessidades de quem recebe a pensão, o valor também pode ser revisto e aumentado.
Fatores como desemprego, nascimento de outra criança e doenças na família só vão influenciar no valor da pensão se ficar comprovada a diminuição na capacidade de contribuição de quem paga para o sustento de quem recebe.
Para que a pensão seja revista, é necessário realizar um novo acordo ou entrar com um novo processo chamado majoração ou redução de pensão, conforme o caso.
O valor reajustado só valerá após uma nova decisão judicial. Até lá, é importante continuar pagando o valor original.
#juridico #law #empreendedorismofeminino #mei #gaspar #brusque #balneariocamboriu #camboriu #itajai #maesolteira #maedemenina #maesolo #maedemenino #maedeprimeiraviagem #mae #maternidadereal #maededois #maternidade #maes #filhos #paisolteiro #maecoruja #gravidez #familia #mamae #paidemenina #amordemae #mamaedeprimeiraviagem #direitodefamilia #pensaoalimenticia







